segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Boteco no cinema: 2012



Desde que foi anunciado a produção do filme eu estou louco para vê-lo, sempre fui interessado por assuntos relativos à apocalipse e fim do mundo propriamente dito, não por acreditar, mas por achar interessante quanto história. Vai dizer que vocês não acham legal a história dos Maias? Pow, é muito afudê! Se vocês não conhecem, vale a pena dar uma olhada em documentários como esse do History Channel ou esse site.

Resumindo, eram um povo avançadíssimo em matemática e na observação astronômica. Os Maias contavam o tempo de forma cíclica e não de forma linear como nós. Possuíam três calendários, que eram grandes rodas e os três calendários tinham relações entre si. Um deles é o calendário solar que tinha 365 dias, o outro tinha 260 dias que era um calendário cerimonial onde a base dele era os 9 meses de gestação e o outro é o calendário de conta-longa que tinha 5.125 anos, e nessa conversão para o nosso calendário o ciclo terminará exatamente em 2012.

Bom, agora falando sobre o filme, no inicio o filme introduz um pouco a história dos maias, porém depois o filme se torna como disse um amigo meu: "158 de destruição sem sentido, clichês e fugas impossíveis". Infelizmente, tornaram um filme que tinha tudo para ser muito bom e puro clichê hollywoodiano. O que é uma pena.

Mas se você curtiu "Um dia depois de amanhã" e "Guerra dos mundos" vai adorar. Eu não gostei.

Timblim

Nenhum comentário:

Postar um comentário