sábado, 18 de outubro de 2014

Warst du schon mal in Bahia? - Parte 6

Nas redes a invencionice reinou. A notícia falsa de que o resort seria doado à comunidade bombou tanto quanto as matérias que a desmentiram, no dia seguinte. “As casas do condomínio já estão à venda”, disse-me Tobias Junge, que se absteve de divulgar os preços. No site do Campo Bahia, porém, pode-se reservar hospedagem. A 900 reais a diária na baixa estação, o “resort esportivo” oferece a possibilidade de escolher “a suíte de seu jogador preferido, com uma grande sala de estar compartilhada”.

No dia da final da Copa, muita gente em Santo André vestia camisas de treino da Alemanha, e havia um senso comum de que a vitória dos rapazes seria benéfica para o povoado. Quem destoava era a colônia argentina, a segunda maior do vilarejo. No mesmo bar em que Viviana e suas camareiras se divertiam na noite anterior, um grupo assistia à partida. O clima era de rivalidade. Os argentinos estavam à flor da pele, e os brasileiros abusavam da gozação. “Esse é o Brasil, amigo!”, dizia Galvão Bueno diante da imagem do Cristo Redentor sobre o Maracanã.

http://blog.opovo.com.br/ancoradouro/icone-catolico-marca-final-da-copa-mundo/
A imagem que marcou a final da Copa

Quando o jogo começou, a atmosfera ficou ainda mais tensa. O bordão “Haja coração”, repetido mecanicamente pelo narrador global ao longo da partida, ali fazia algum sentido. Depois de intermináveis 120 minutos, quase no final da prorrogação, o golaço de voleio de Götze levou ao desespero os argentinos a meu lado. Poucos no bar repararam que a dança dos vencedores em volta do troféu era uma homenagem ao povo Pataxó. O som da tevê já estava baixo e começou a tocar uma música.

Alemanha campeã

Com o caneco nas mãos e a pele bronzeada, os alemães desfilaram em Berlim. Em Santo André, a rua voltou a ser pública e o carro de sorvete pôde retomar seu trajeto. Viviana Romero voltou para Arraial D’Ajuda e vai viver um tempo com o dinheiro amealhado. A diretora da escola pensa em leiloar as bicicletas pela internet. A aldeia Coroa Vermelha já organiza uma vaquinha para manter abastecido o veículo por chegar.

https://www.facebook.com/BastianSchweinsteiger/photos/a.10152125831954723.1073741825.7991759722/10152528748134723/?type=1&theater
O adeus de Schweinsteiger

Schweinsteiger postou em seu Facebook um último selfie praiano, direto do Leblon, e teve 1 254 915 curtidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário